Idealizado em 2003, o Programa Global de Educação Financeira é o resultado de um trabalho coordenado pela Microfinance Opportunities e pela Freedom from Hunger, com apoio financeiro da Citi Foundation.
Numa primeira etapa, a iniciativa engajou a participação de organizações de sete países (África do Sul, Bolívia, Filipinas, Índia, Marrocos, Polônia e Quênia) com o objetivo de identificar as aspirações mais comuns nas famílias de baixa renda de países em desenvolvimento, bem como as deficiências prioritárias dessa população em relação à Educação Financeira. Tal diagnóstico permitiu à Microfinance Opportunities e à Freedom from Hunger a elaboração de um currículo educacional estruturado em 5 módulos e que, durante três anos, foi testado através de projeto piloto aplicado às comunidades atendidas pelas sete organizações até então envolvidas no programa. O período desse projeto piloto, com as devidas adequações, caracterizou a segunda etapa do programa.
Em 2006, o Programa Global de Educação Financeira concluiu o seu currículo básico e deu-se início à 3ª fase, que visa à expansão da Rede Global de Educadores Financeiros. Desde então, workshops para “Capacitação de Capacitadores” já foram realizados na América Latina, América Central, Sudeste Asiático, Leste Europeu e no Norte da África, envolvendo mais de 180 organizações de 8 diferentes países. De acordo com os últimos dados publicados pelas organizações coordenadoras – porém, já defasados - , 300 multiplicadores em 37 países já foram preparados e mais de 125.000 pessoas já foram capacitadas através do Programa. Convidada pela Citi Foundation, a FUNDAÇÃO ROGE assume, a partir de 2011, o compromisso de participar do desenvolvimento do Programa Global de Educação Financeira junto às comunidades de sua região ao enviar dois de seus colaboradores – professor Ives Carneiro e professor Natan Rodrigues, ambos do Centro Educacional LIMASSIS - para um dos workshops de “Capacitação de Capacitadores” realizados no Brasil. O evento, com foco em “Educação Financeira para Jovens”, deu-SE entre 28 de março e 1º de abril de 2011, em São Paulo, com a participação de 23 multiplicadores que representaram 12 organizações de diferentes Estados brasileiros e que, direta ou indiretamente, trabalham o tema Microfinança com famílias de baixa renda.
No momento, analisam-se na FUNDAÇÃO ROGE as possibilidades, os potenciais e os desafios previstos para cada uma das diversas formas e estratégias possíveis para se implementar o Programa Global de Educação Financeira para Jovens na região da Serra da Mantiqueira. Sabe-se que, nessa região, a carência de informações sobre Microfinaças é bastante grande - sobre tudo entre a população jovem - mas também é sabido que os resultados a serem obtidoS poderão ter impactos ainda muito maiores. Será preciso crer para ver, e não o contrário ...
Natan Rodrigues Ferreira de Melo e Silva
Zootecnista, M.Sc. em Produção Animal
Professor CEL / FUNDAÇÃO ROGE
Ives Fernando Carneiro
Tecnólogo em Turismo e Hotelaria
Professor CEL / FUNDAÇÃO ROGE
Nenhum comentário:
Postar um comentário